Portugal é um jogo de tabuleiro

Mesmo à chegada do Natal decidi oferecer uma prenda a mim próprio: comprei o Monopólio. Há que aproveitar as promoções que aquele entretém ainda é caro. O curioso é que isto me levou a formular uma teoria bastante interessante, tal como todas as que exponho neste blog. A premissa que desenvolvi é a seguinte: Portugal pode ser comparado a inúmeros jogos de tabuleiro. Não rejeitem já esta ideia. Eu vou explicá-la para que não restem dúvidas de que este raciocínio é bastante válido. Que é mais ou menos válido, vá. Pronto, que é estúpido mas que sempre é mais credível do que a história da falência do Banif.

Então aqui vão alguns paralelismoszinhos entre Portugal e jogos de tabuleiro:

Monopólio – Este jogo é dos que mais se assemelha ao país. Há sempre um indivíduo cheio de sorte e de dinheiro que mete inveja aos pobretanas que têm as propriedades já todas hipotecadas. Para ajudar, o banco não perdoa nas taxas, caímos sempre na casa dos “impostos” depois de passar pela casa “partida”, não conseguindo poupar nenhum do ordenado que já é curto. No fim ainda nos sai um daqueles cartõezinhos a dizer que temos demonopolio_70_comunidade pagar uma multa por excesso de velocidade. A única coisa que ainda não acontece em Portugal é recebermos um cartão a mandar-nos directamente para a prisão. Mas que nos vão dando dicas indirectamente para lá ir parar, lá isso dão.

Sabichão – O Sabichão é fácil de identificar em Portugal especialmente quando falam os comentadores políticos no telejornal. Há soluções e respostas para tudo, há teorias infalíveis e culpados nomeados – tudo são certezas. O curioso é que alguns dos comentadores políticos até já fizeram parte do governo e só fizeram asneiras, mas agora sabem a solução para todos os problemas do país. Mas são exactamente como o bonequinho sabichão: não funcionam fora do sítio onde dão as respostas.

sabichaomendes

Mauzão – Ora o Mauzão é basicamente um cão raivoso a pilhas que está a dormir, mas que nos tenta morder quando lhe tentamos sacar uns ossos da tigela. É a ilustração perfeita do Governo!! Ao desgraçado do povo já só lhe restam ossos para roer, e mesmo assim quando os tenta ir buscar, lá vem o Governo para nos dar uma dentada. E quando não nos está a tentar morder, anda a dormir. A única diferença entre Portugal e o jogo, é que o nosso “Mauzão” tem muitas carraças agarradas ao governo. Quero dizer, ao pêlo.

mauzãocosta

Cluedo – Portugal e Cluedo: ambos se copiam entre si – já se sabe à partida que se cometeu um crime muito grave, mas não há culpados. Demora-se uma eternidade a culpar uns e outros até realmente se achar o verdadeiro criminoso que levou  um banco  à falência de um dia para o outro e que fez milhões em poupanças de clientes terem desaparecido. Tal como no Cluedo, em Portugal o desfecho é exactamente igual: descobre-se o culpado, acaba o jogo e vai toda agente à sua vida que não há tempo para andar aí a brincar às investigações.

cluedo oliveira

Quem é Quem? – O Quem é Quem faz-me lembrar os debates eleitorais em que se questiona um dos suspeitos do “Cluedo” e ele diz: “Não fui eu nem o meu governo, mas sim um gordo de óculos que é líder de outro partido, oquemcavaco qual não vou dizer o nome”. E não se pode mesmo dizer o nome, senão perde-se o jogo. Tem que se ir dando pistas da descrição até se descobrir quem é. A diferença entre o Quem é Quem e a vida real, é que podiam jogar o Quem é Quem por exemplo, com o António Costa, ser a cara dele a descrever, vocês ganharem o jogo, mostrarem que era a cara dele próprio e ainda assim ele ia-se embora a dizer “Desculpe lá, desculpe lá. Desculpe lá, você não pode sair de trás de um carro a dizer que ganhou.” Como neste vídeo:

Ah, e depois de ter perdido o jogo, no fim, o António Costa ganha na mesma.

Anúncios

Partilhar o que vai no fundo da alma

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s