Presidente da República das Bananas

Portugal tem estado em alvoroço. Porque tem o Estado em alvoroço. Houve eleições, mas parece que não há governo a sério ainda, e por isso muita gente tem andado bastante preocupada com o rumo do país e com a sua desgovernação. Sinceramente não noto nada de diferente. Já é hábito o país andar desgovernado e sem rumo, por isso parece mais do mesmo, com a única diferença que agora não se sabe concretamente a quem chamar gatunos e bandidos. Enfim, o Estado sempre a confundir o povo.

O que também tem causado muita preocupação nas notícias, é o facto de Cavaco Silva não se ter pronunciado sobre o assunto ainda e não ter tomado uma atitude em relação à formação de governo, o que ao ver de muitos, seria prioritário. Mais uma vez penso que seria de admirar era se ele tivesse dito ou feito algo de útil, e não o contrário. Um dado curioso é que a comunicação social deu bastante destaque a uma frase de Cavaco Silva pela sua inusitada graça e aparente despreocupação com o país, mas que eu vou mostrar que talvez a comunicação social não teve a perspicácia para saber ler entre linhas.

cavacoeasbananas

O Presidente da República esteve na Madeira para uma visita de dois dias no âmbito da 7.ª jornada do Roteiro para uma Economia Dinâmica. E saiu nas notícias ontem que ele disse o seguinte, a propósito do volume de produção de bananas da Madeira: “Vocês têm uma banana maior e mais saborosa”. Para os leigos da comunicação social, isto é o Presidente da República mais uma vez a falar quando não deve, sobre coisas que não têm nada a ver com o que deveria realmente ser discutido. Para especialistas como eu em metáforas sobre o país que recorrem à fruticultura e hortaliça, aquelas palavras querem dizer muito mais. Este comentário é mais do que uma declaração sobre bananas. As palavras de Cavaco Silva são uma metáfora sobre a situação do país. As bananas da Madeira são mais doces, como quem diz: “O país está uma grande bandalheira mas vocês aqui lá se vão organizando neste rico pedaço de terra. Nós lá temos uma vercavananacostumedadeira República das bananas e são bem mais difíceis de tragar…” Cavaco enviou uma mensagem directa àqueles que dizem que ele só faz declarações ocas e sem sentido e que não acrescentam nada ao que toda a gente já sabe. Ele fez um comentário onde usou a metáfora mais certeira que se poderia elaborar para descrever a situação do país. Ele falou de bananas. Ele mostrou que sabe muito bem o que os portugueses estão a passar e que está inteirado da situação do volátil governo actual, portador de bananas mais pequenas, menos doces e de algumas se calhar já meio sarapintadas de manchas pretas derivado da reacção de suas enzimas. Ele estabeleceu um paradoxo entre as bananas bem sucedidas da Madeira e as bananas muito fraquinhas que temos no Continente. Ou os bananas, depende da interpretação. Vejam a complexidade do discurso deste homem.

O incisivo comentário de Cavaco Silva abre agora precedentes para um uso mais frequente das tão esquecidas, mas ao mesmo tempo tão ricas, metáforas do foro agrícola. E é disto que o país precisa, de mudança. E muitas vezes, como bem sabemos, a mudança começa por pequenos gestos ou palavras que levam a grandes acções. Tenho por isso bastante confiança que brevemente o nosso Presidente da República tomará as rédeas deste país e que todos os que não acreditam na recuperação de Portugal fiquem com um grande melão. Força Portugal, tens muitos pepinos para resolver. Espero que tenhas tomates para isso.

 

1 comments

Partilhar o que vai no fundo da alma